terça-feira, 23 de julho de 2019

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR- Referencial de aprendizagens – 2º ciclo


Disciplinas de Português, Inglês, História e Matemática
Turma do 6º B
Ano letivo 2018-2019



A turma 6.º B, no trabalho de articulação A Biblioteca e o Currículo, 2.º Ciclo - Plano Articulado de Melhoria das Aprendizagens, as áreas de Português, Inglês e História e Geografia de Portugal desenvolveram a temática “O papel da mulher na História”. Em Português trabalharam-se personalidades que marcaram a literatura portuguesa: Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre “Marquesa de Alorna”, Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Irene Lisboa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela Espanca e Maria Archer. Em História e Geografia de Portugal trabalharam-se personalidades que marcaram a História portuguesa: Carolina Beatriz Ângelo, Carolina Michaelis, Maria Veleda, Celeste Mousaco, Isabel Rilvas, Regina Mateus, Noemie Freire, Maria de Lurdes Braga de Sá Teixeira, Manuela de Azevedo, Edmée Marques, Adelaide Cabete, Antónia Ferreira “A Ferreirinha”, Antónia Pusich, Cesina Bermudes, Maria Cândida Bragança de Oliveira Parreira, Maria Baptista dos Santos Guardiola, Elisa Augusta da Conceição de Andrade, Luísa Holstein e Domitila de Carvalho. Na disciplina de Inglês, estudaram-se escritoras de língua inglesa que marcaram, a nível universal, gerações de jovens com as suas obras: Enid Blyton e Beatrix Potter.
Os grupos de trabalho procederam à pesquisa de informação relativa à vida e obra das personalidades e, seguidamente, produziram textos biográficos em suporte digital (escrito, áudio e vídeo e PPT).Confirmou-se a importância destas distintas mulheres em gerações do passado.
Na disciplina de Matemática procedeu-se ao trabalho de isometrias, com a construção de diversos sólidos e sua exposição, no segundo período. No terceiro período procedeu-se à impressão dos trabalhos mais significativos em T-shirts que se encontram expostas na biblioteca da escola.

Disciplina de Português:




      (Irene Lisboa)
     


      (Maria Archer)

Disciplina de Matemática:

APRENDER MATEMÁTICA… em colaboração com a Biblioteca Escolar- 2º ciclo

No 2.º ciclo, os domínios de conteúdos matemáticos são quatro:
Números e Operações (NO), Geometria e Medida (GM) , Álgebra (ALG) e Organização e Tratamento de Dados (OTD)
Considerando os princípios enunciados, o perfil de aluno esperado, os conteúdos programáticos, algumas dificuldades apresentadas pelos alunos e também tentando dar uma nova roupagem às aulas de apoio de matemática, foi sugerido e aceite pelos envolvidos, pais, alunos, diretora de turma e professor, que todos os alunos frequentassem a aula de apoio e que esta passasse a funcionar, não como um espaço de replicação, esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios sobre conteúdos trabalhados nas aulas mas também como um espaço de criação em que aplicassem tudo aquilo que trabalhassem durante as aulas na criação de um produto. A criatividade associada aos conhecimentos matemáticos, com adaptação de jogos meramente lúdicos (jogo do galo, dominó, jogo da glória, quatro em linha…) a jogos que envolvessem a aplicação de conhecimentos matemáticos, no caso, relacionados com números e operações (NO) e álgebra (ALG). Para além da criação/adaptação do jogo havia também a necessidade de criação das respectivas regras e soluções por forma a torná-lo jogável. Os “Sólidos com arte” pretenderam aliar a planificação e construção de sólidos com as diferentes manifestações artísticas - As faces dos sólidos deveriam conter referencias a obras literárias, escritores, cientistas… tudo planeado e concebido pelos alunos com supervisão docente, em articulação com a biblioteca escolar, para a semana da leitura.
Para aplicação das isometrias sugeriu-se a criação, individual, de um motivo que tivesse origem numa figura geométrica à qual fossem aplicadas transformações geométricas tendo por base as isometrias estudadas. Com os trabalhos individuais apresentados, produziram-se T-shirts com as melhores composições, individuais e coletivas, criadas pelos alunos. Pretendeu-se dar uma finalidade objetiva, palpável ao estudo e trabalho produzido. Uma tentativa de motivar os alunos para a disciplina, valorizar as suas aprendizagens, cativar e envolver alunos, mesmo aqueles que tinham mais dificuldades.
Pretendeu-se desenvolver a linguagem, capacidade de recolha de informação e comunicação, pensamento crítico e criativo, o raciocínio e resolução de problemas, desenvolvimento da autonomia e realização pessoal, o saber científico, sensibilidade estética e artística.
Todos os trabalhos estiveram expostos na biblioteca da escola, que foi parceira, a colaboração do grupo disciplinar de matemática (230) e dos alunos estagiários do curso de mestrado em ensino da matemática e das ciências da ESE de Bragança.
                                                                     
                                                                                                                Professor João Carlos Afonso









Disciplina de História:

            APRENDER HISTÓRIA… em colaboração com a Biblioteca Escolar- 2º ciclo


Trabalhos Elaborados por os alunos:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.