segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Uma sugestão para o início de 2016

O  presente  volume  expressa  algum  do  conhecimento  atual  acerca  de  práticas  educativas em  lugares  de  património,  sobretudo  os  das  bibliotecas.  Para  além  deste  objetivo  que é  o  da  partilha, aqui  se  convoca  o leitor a  uma  reflexão aprofundada e  abrangente  sobre  leituras,  memórias,  história  e  património.  Um  aspeto  essencial  e  agregador desta reflexão é exatamente a potencialidade educativa a que o património,  enquanto fonte de memória, permite aceder. Digamos que é a partir da compreensão  da  memória  histórica,  visível  e  palpável,  porque  feita  presente,  nos  lugares  e  materialidades  patrimoniais,  mas  também  dos  documentos  impressos  e  digitais  do  presente,  que  a  educação  dialoga  com  a  história,  concedendo  uma  ampla  gama  de  recursos para qualificar a experiencia educativa.  (...)
 in Nota introdutória por Tatiana Sanches. Dezembro de 2015.
Uma publicação do Instituto Politécnico de Tomar.

In Blogue RBE

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