Disciplinas de Português, Inglês, História e Matemática
Turma
do 6º B
Ano
letivo 2018-2019
A turma 6.º B,
no trabalho de articulação A Biblioteca e o Currículo, 2.º Ciclo -
Plano Articulado de Melhoria das Aprendizagens, as áreas de Português, Inglês e História e
Geografia de Portugal desenvolveram a temática “O papel da mulher na História”.
Em Português trabalharam-se personalidades que marcaram a literatura
portuguesa: Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre “Marquesa de Alorna”, Adelaide
Cabete, Ana de Castro Osório, Irene Lisboa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela Espanca e Maria Archer. Em História e
Geografia de Portugal trabalharam-se personalidades que marcaram a História
portuguesa: Carolina Beatriz
Ângelo, Carolina Michaelis, Maria Veleda, Celeste Mousaco, Isabel Rilvas,
Regina Mateus, Noemie Freire, Maria de Lurdes Braga de Sá Teixeira, Manuela de
Azevedo, Edmée Marques, Adelaide Cabete, Antónia Ferreira “A Ferreirinha”,
Antónia Pusich, Cesina Bermudes, Maria Cândida Bragança de Oliveira Parreira,
Maria Baptista dos Santos Guardiola, Elisa Augusta da Conceição de Andrade,
Luísa Holstein e Domitila de Carvalho. Na disciplina de Inglês, estudaram-se
escritoras de língua inglesa que marcaram, a nível universal, gerações de
jovens com as suas obras: Enid Blyton e Beatrix Potter.
Os grupos de trabalho procederam à pesquisa de informação relativa à
vida e obra das personalidades e, seguidamente, produziram textos biográficos
em suporte digital (escrito, áudio e vídeo e PPT).Confirmou-se a importância destas distintas
mulheres em gerações do passado.
Na disciplina de Matemática procedeu-se ao trabalho de isometrias,
com a construção de diversos sólidos e sua exposição, no segundo período. No
terceiro período procedeu-se à impressão dos trabalhos mais
significativos em T-shirts que se encontram expostas na biblioteca da escola.
Disciplina de Português:
(Irene Lisboa)
(Maria Archer)
APRENDER MATEMÁTICA… em colaboração com a Biblioteca Escolar- 2º
ciclo
No 2.º ciclo, os domínios de
conteúdos matemáticos são quatro:
Números e Operações (NO),
Geometria e Medida (GM) , Álgebra (ALG) e Organização e Tratamento de Dados
(OTD)
Considerando os princípios
enunciados, o perfil de aluno esperado, os conteúdos programáticos, algumas
dificuldades apresentadas pelos alunos e também tentando dar uma nova roupagem
às aulas de apoio de matemática, foi sugerido e aceite pelos envolvidos, pais,
alunos, diretora de turma e professor, que todos os alunos frequentassem a aula
de apoio e que esta passasse a funcionar, não como um espaço de replicação,
esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios sobre conteúdos trabalhados
nas aulas mas também como um espaço de criação em que aplicassem tudo aquilo
que trabalhassem durante as aulas na criação de um produto. A criatividade
associada aos conhecimentos matemáticos, com adaptação de jogos meramente lúdicos (jogo do galo, dominó, jogo da
glória, quatro em linha…) a jogos que envolvessem a aplicação de
conhecimentos matemáticos, no caso, relacionados com números e operações (NO) e
álgebra (ALG). Para além da criação/adaptação do jogo havia também a
necessidade de criação das respectivas regras e soluções por forma a torná-lo
jogável. Os “Sólidos com arte”
pretenderam aliar a planificação e construção de sólidos com as diferentes
manifestações artísticas - As faces dos sólidos deveriam conter referencias a obras literárias, escritores,
cientistas… tudo planeado e concebido pelos alunos com supervisão docente, em articulação com a biblioteca escolar,
para a semana da leitura.
Para aplicação das isometrias sugeriu-se a criação, individual, de um
motivo que tivesse origem numa figura geométrica à qual fossem aplicadas
transformações geométricas tendo por base as isometrias estudadas. Com os
trabalhos individuais apresentados, produziram-se
T-shirts com as melhores composições, individuais e coletivas, criadas
pelos alunos. Pretendeu-se dar uma finalidade objetiva, palpável ao estudo e
trabalho produzido. Uma tentativa de motivar os alunos para a disciplina,
valorizar as suas aprendizagens, cativar e envolver alunos, mesmo aqueles que
tinham mais dificuldades.
Pretendeu-se desenvolver a
linguagem, capacidade de recolha de informação e comunicação, pensamento
crítico e criativo, o raciocínio e resolução de problemas, desenvolvimento da
autonomia e realização pessoal, o saber científico, sensibilidade estética e
artística.
Todos os trabalhos estiveram expostos na biblioteca da escola, que
foi parceira, a colaboração do grupo disciplinar de matemática (230) e dos
alunos estagiários do curso de mestrado em ensino da matemática e das ciências
da ESE de Bragança.
Professor João Carlos Afonso
Disciplina de História:
Trabalhos Elaborados por os alunos:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.