terça-feira, 28 de maio de 2019

AS ESCOLAS E BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO ESTIVERAM COM O FESTIVAL LITERÁRIO DE BRAGANÇA E O PROJETO ALER+ PROPORCIONOU UM UNIVERSO LITERÁRIO E LEITOR


O V Festival Literário de Bragança, organizado pelo Município, decorreu, de 22 a 25 de maio e trouxe, às Escolas e Estabelecimentos Prisionais de Bragança e Izeda, mais escritores, mais leitura e escrita.

Integrado no papel da Rede de Bibliotecas de Bragança, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento articularam com o currículo o encontro de Escritores, Jornalistas e Ilustradores, numa estratégia de desenvolvimento e motivação da leitura, das artes, das emoções, da cidadania, entre outros elos de ligação ao currículo.
O Projeto aLeR+ definiu os objetivos e estratégias de desenvolvimento das atividades, em articulação com o currículo.
Tiago Salgueiro esteve no Jardim de Infância da Estação e mostrou aos mais pequenos como nasce o livro e a escrita deles: Lenga Lengas Coloridas, Provérbios Coloridos e Adivinhas Coloridas
Deliciou crianças e adultos...
A escritora e ilustradora Mafalda Milhões esteve na Biblioteca Augusto Moreno, com os alunos do 2º ciclo, numa interação da palavra e imagem, conduzindo os alunos a mundos imaginários e criativos. Falou da obra Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.
Nuno Amado, na Escola Abade de Baçal, marcou encontro com os alunos da Abade de Baçal e Emídio Garcia. Apresentou os seus livros e Diz a Verdade sobre o Amor ou o Manual da Felicidade para Neuróticos fizeram surpresa.
E em dia de celebração da Língua Portuguesa na UNESCO deixou-nos a importância da leitura e da escrita, na promoção das competências da Língua Portuguesa.

Os formandos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e Izeda receberam o Jornalista e Escritor Luís Osório que, numa conversa despida de tabus, falou da sua obra, MÃE, promete-me que me lês… e encheu e aqueceu os corações frios dos que o puderam achar.

As escolas ganharam mais uma vez e as literacias, também!








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.