quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A BIBLIOTECA NA PROMOÇÃO DA LEITURA

O Palhaço Verde, de Matilde Rosa Araújo, foi a obra escolhida para articular leituras/conhecimento com o 1º Ciclo.
 Em diferentes estratégias, a obra foi tratada pelos vários anos e turmas do 1º ciclo., com entusiasmo e sensações várias.
O Palhaço Verde teve a colaboração de vários personagens, todos bem caracterizados.
A musa da Literatura Infantil esteve em homenagem!


O filme ilustra os momentos.



domingo, 21 de fevereiro de 2016

Relembrar para sempre UMBERTO ECO

Semiólogo, filósofo, escritor e professor universitário, Umberto Eco nasceu a 05 de janeiro de 1932 em Alessandria, no noroeste de Itália, na região de Piemonte. Em 1988 fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino.

Umberto Eco estreou-se nos livros de ficção em 1980 com "O Nome da Rosa", que lhe valeu o Prémio Strega, em 1981.

A este livro, que foi traduzido em várias línguas, sucederam-se outros títulos, como "O Pêndulo de Foucault", "A ilha do dia antes", "Baudolino", "A misteriosa chama da rainha Loana" e "O cemitério de Praga".

No ano passado editou "Número Zero", que coloca questões sobre jornalismo e as novas plataformas digitais, escolhendo como cenário narrativo a redação de um jornal diário.
Umberto Eco, que lecionou entre outras, nas universidades norte-americanas de Yale e Harvard, assim como no Collège de France, é autor de uma vasta bibliografia ensaísta, citando-se, entre outros, "O signo", "Os limites da interpretação", "Kant e o ornitorrinco" e "Como se faz uma tese em Ciências Humanas", tendo dirigido e organizado obras como "História da beleza", "História do feio" e "História das terras e dos lugares lendários".

Desde 2008 era professor emérito e presidente da Escola Superior de Estudos Humanísticos da Universidade de Bolonha.

Como o próprio dizia:
"Nós temos um limite, muito desencorajador e humilhante: a morte. É por isso que nós gostamos de todas as coisas que nos parecem ilimitadas e, portanto, sem fim. É uma forma de fugir dos pensamentos sobre a morte. Nós gostamos de listas porque não queremos morrer"

Fonte: http://www.jn.pt/

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia dos Namorados



O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares, é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal  como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.




Para não e esqueceres deste dia aqui fica um vídeo comemorativo desta data. Já agora, passa pela tua biblioteca e vê as surpresas que temos para ti.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dia da Internet mais Segura

Aconteceu a 4 de fevereiro.
Na senda das preocupações que o tema nos merece, a Biblioteca organizou duas sessões formativas, orientadas pelos nossos convidados, dois membros da GNR de Bragança, onde vários assuntos foram abordados: cyberbulling, copiar e colar, Facebook, pensar antes de publicar, a veracidade do que se encontra na net, entre outros.
Um vivo debate e as várias questões colocadas enriqueceram as sessões.

Faz a tua parte

por uma Internet  mais Segura!



------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
Cartaz de Divulgação do Dia da Internet + Segura